Por Fabiano Prisco – 27-04-2020 / Viver em Portugal / Visto D2 / Visto D7
Não à dúvidas que milhões de brasileiros estão desgastados e descontentes com o rumo da política, da economia e o alto índice de corrupção que o Brasil vem enfrentando nos últimos 15 anos.
Quando me perguntam os motivos pelos quais deixei de viver no Brasil, a resposta é curta e grossa; “Cansei da política e do descaso”. Lembro-me que antes de partir do Brasil em 2003 as coisas eram difíceis, os impostos sempre foram abusivamente altos, eu estava com pouco mais de 17 anos e não conseguia enxergar um futuro promissor no Brasil.
Será que vale a pena deixar tudo para trás e começar um nova vida no exterior? A resposta é muito complexa e muito pessoal. Depende muito dos objetivos de vida de cada um. No meu caso não fui embora do Brasil para enriquecer, mas para me tornar cidadão de um país que valorizasse o meu esforço, que me oferecesse qualidade de vida e oportunidades.
Hoje, passados quase 17 anos no velho continente, posso afirmar que foi a melhor decisão que já tomei na vida. Vivo todos os dias grato por fazer parte de uma sociedade mais consciente e que tem parte ativa na política, que tem os seus direitos respeitados e igualdade social.
Obviamente, eu tinha planos de longo prazo e objetivos bem traçados. Eu sabia que morar no exterior não era assim tão fácil, tinha várias questões por resolver, processo imigratório, encontrar trabalho e um novo lar. Quando resolvi deixar o Brasil sabia que era uma oportunidade única e tinha que valer a pena.
Sempre fui um jovem muito empreendedor e nunca tive medo de lançar uma idéia, muito pelo contrário, sempre foi o ponto alto da minha vida. O problema para empreender no Brasil é que você precisa ter muito capital para investir devido a uma abusiva carga tributária, fazendo o pequeno empreendedor sucumbir e cair em maus lençois.
Eu trato como “Grandes Heróis” os empreendedores brasileiros que conseguem sobreviver nesse mercado, são verdadeiros empreendedores que merecem reconhecimento.
Acredito que deva ser este o motivo do meu sucesso como empreendedor na Europa. Quando você nasce num sistema político e econômico difícil, que tudo parece conspirar contra você, acabamos por criar defesas, pensamentos e atitudes positivas e empreendedoras. Quando comecei a empreender na Holanda, lembro-me de ficar deslumbrado com a facilidade de iniciar um negócio, em apenas 24 horas eu estava com uma empresa pronta para iniciar os meus negócios.
Como eu disse a pouco, o fato do Brasil ter sido um país muito difícil de empreender e que exigia muita flexibilidade, estratégia, e acima de tudo, muita criatividade, foram estes os fatores que me fizeram superar os desafios de fazer negócios na Europa.
Meu melhor amigo, mentor e cientista político Cláudio Vinhote, formado pela Maryland University em ciências sociais e que teve uma vivência nos Estados Unidos e na Europa durante duas décadas, sempre me falou o quão admirado ficava pelo fato de eu ter conseguido conquistar o meu espaço no velho continente.
É claro que eu tive que me readaptar a uma outra realidade, aprender uma nova lingua, conquistar novas amizades e ter muita paciência. Após uma década e meia vivendo na Holanda, já estava sentindo o lado cultural dentro de mim falar mais alto. Foi quando decidi morar em Portugal e expandir os meus negócios em terras lusitanas.
Diria que foi a segunda melhor e mais importante decisão da minha vida, senti-me revigorado, renovado e conectado com a terra e a cultura. Portugal é sem dúvida uma das melhores nações que tive o prazer de conhecer e vivenciar.
Imagine um Brasil onde o sistema de saúde público é melhor que o privado, imagine um sistema de segurança pública que funciona sem conflitos, um sistema de educação público que é referência e o mais importante de tudo, um sistema político que por mais que deva melhorar, funciona em prol da sociedade. Se me perguntarem o que mais gosto de Portugal, fora o bacalhau, diria que é o prazer em andar pelas ruas tranquilo e viver em meio a igualdade social. Ninguém é melhor que ninguém, aqui todos partilham, aqui todos são respeitados.
Empreender em Portugal
Ah meu amigo, essa foi uma tarefa super fácil. Como o meu escritório já trabalhava com assessoria para imigrantes e empreendedores, eu já estava dentro do meu próprio terreno. Obtive o número de identificação fiscal chamado NIF em apenas 45 minutos, Constituí a minha empresa em apenas 30 minutos, abri uma conta pessoal e outra corporativa em 1 hora e em apenas 3 dias eu ja estava apto para começar as atividades em Portugal.
Apesar dos impostos serem consideravelmente altos, você fica satisfeito em contribuir porque sente que o retorno é maior. Educação gratuita e de alta qualidade, hospitais equipados e com ótimo atendimento, sem falar que também são gratuitos já que contribuímos para a Segurança Social (INSS no Brasil). Não vou repetir e me tornar bajulador do excelente sistema de segurança pública de Portugal.
Qual a melhor cidade para viver em Portugal?
Esta é uma outra pergunta muito pessoal. Eu digo sempre que depende daquilo que você busca em Portugal. Por exemplo, se você vêm morar com a família, obviamente você irá preferir uma cidade mais tranquila e que oferece qualidade de vida e segurança. Neste caso, eu recomendaria as Cidades de Porto e Braga.
Minha família e eu vivemos em Braga e sou o maior “Embaixador” da cidade digamos assim. Braga foi amor a primeira vista, quando fui conhecer a cidade em meados de Novembro de 2017 fiquei apaixonado com toda a beleza e encantos que Braga nos oferece, em cada prédio histórico, em cada viela e no povo local que tem o prazer de contar as histórias desta cidade maravilhosa.
Neste mesmo ano de 2017, eu tinha recém inaugurado a expansão do novo escritório do Grupo Prisco em Lisboa, eu estava ainda a residir na Holanda, e não levou mais que alguns meses até eu mudar de vez para Braga.
Alugar ou comprar um imóvel em Braga?
No meu caso, primeiro preferi arrendar um imóvel no centro, com isso consegui ter mais tempo para conhecer a cidade de Braga e fazer as minhas pesquisas. Existem muitas freguesias (Bairros) que são espetaculares e próximos ao centro, como por exemplo as freguesias de São Lázaro e São Vitor. Ambas são inseridas próximas aos grandes centros de comércio, escolas, bancos e etc. Existem muitas áreas verdes além da pedonal, que no meu ver, é um dos pontos mais incríveis da cidade.
Você também tem a opção de financiar o imóvel pelo banco com prazo de até 40 anos, taxa de juros de 1% e com uma entrada de 20% à 50% dependendo de cada situação. Eu sempre aconselho nossos clientes a buscar auxílio de uma imobiliária. Temos vários parceiros agentes que fazem todo esse trabalho sem cobrar nada e fazem a mediação diretamente com os bancos em Portugal. Uma vez o crédito aprovado, é hora de escolher um imóvel e seguir com a documentação para análise da propriedade e de crédito.
Quer saber mais sobre como viver com a sua família e empreender em Portugal?
A PRISCO é uma empresa internacional sediada em Portugal e Holanda, focada no desenvolvimento de soluções para empresas, empreendedores, capitalistas nômades e suas famílias que buscam liberdade e oportunidade em um novo país, seu novo lar.
Vamos ajuda-los a ter um novo começo, buscar novos mercados para seus produtos ou serviços, iniciar uma startup, fazer investimentos, para morar em Portugal ou qualquer outro país Schengen.
Temos mais de 10 anos de experiência e oferecemos serviços e conhecimentos em que você pode confiar, com facilidade de acesso, comunicação clara e eficiência para ajudá-lo com seus objetivos.
Faça contato conosco via whatsapp +351 910371618 Portugal / +31615400103 Holanda ou acesse
www.priscobusinessgroup.com envie-nos um email para info@grupoprisco.com